Problemas econômicos da Grécia podem ter um impacto negativo em muitos países da Europa, mas um país pode estar se beneficiando de seus problemas.
Investidores gregos estão a ser dito saltar em toda a sua borda vizinha à Bulgária, dinheiro na mão.
"É um motivo muito triste, mas isso está acontecendo realmente", diz Georgy Ganev, economista do Centro para Estratégias Liberais. "Mesmo alguns gregos estão transferindo seus saldos monetários da Grécia para Bulgária - obviamente, a cobertura do risco para a Grécia deixando a zona do euro."
Saindo da zona do euro é a solução para problemas da Grécia, de acordo com a analista de mercados Louise Cooper, da BGC Partners. "A Grécia tem que sair do Euro, tem que ficar competitivo, tem de desvalorizar moeda e, em seguida, quase precisando de um Plano Marshall", diz ela. "Austeridade destruiu o país."
Medidas duras trazidos para resgatar a economia grega viu uma queda acentuada no padrão de vida, e trouxe a pressão sobre o governo interino.
Quem ganha as eleições nacionais em 6 de maio, o governo precisa impor mais medidas de austeridade - no valor de 5,5% do PIB, ou US $ 14,4 bilhões, além de mais US $ 4 bilhões em impostos - as condições do resgate UE / FMI que está mantendo a partir de Grécia busto indo.
Empresas gregas estão agora a olhar para a Bulgária, para tirar proveito de seus impostos mais baixos e salários - e para ser mais competitivo.
Jeans é uma empresa grega que está fazendo o movimento. Parte de sua produção, já se realiza na Bulgária, mas depois as vendas em seu país de origem caiu de 40% no ano passado, está agora olhando para mover toda a sua produção através da fronteira.
"O que está acontecendo na Grécia agora é uma tragédia", diz Joseph Komninakidis de Jeans. "Estamos perdendo um monte de receitas e ao mesmo tempo, têm custos grandes trazendo nossos produtos e para trás entre a Bulgária e a Grécia." Ele diz que sua empresa precisa reduzir esses custos para ser mais competitivo na Europa.
Por: Dominick Messias
nao seria fogem?
ResponderExcluir