domingo, 19 de setembro de 2010

Intolerância cultural
EQUIPE NUCSI21:24 2 comentários


O episódio liderado pelo pastor Terry Jones, na Flórida (EUA), no qual ele pretendia queimar no dia 11 de setembro 200 exemplares do Alcorão para vingar-se contra os atentados ocorridos a nove anos atrás, tornou-se por vários dias um dos assuntos mais comentados em diversos jornais ao redor do mundo. Porém através de da reformulação de seus conceitos essa ideia acabou não sendo executada, após diversos manifestos da comunidade islâmica contra a atitude intolerável do pastor norte americano. Decorrente disto, quais serão as possíveis conseqüências desse episódio?
A intolerância religiosa é um ponto em acensção na sociedade atual, e notoriamente a rivalidade Ocidente-Oriente. O acontecido liderado por Terry Jones trouxe diversas manifestações como por exemplo, o protesto no Afeganistão que levou milhares de pessoas as ruas através de manifestações com difames "Morte à América", "Morte aos cristãos, entre outros entoando slogans contra os Estados Unidos. Um outro exemplo de polêmica,retaliação ocorreu na França, sendo a proibição do uso da Burca. Essa atitude para muitos, fere o direito a liberdade individual, e passa por cima da cultura e da tradição dos países. O autor Samuel P. Huntington, afirma em sua obra O Choque das Civilizações que, no mundo pós-Guerra Fria o que determina as proximidades e divergências entre países e o que realmente pode causar conflitos é o choque da Identidade Cultural e suas ramificações, pois é o que e há de mais significativos para a maioria das pessoas, e a falta de tolerância é o que realmente molda a desintegração entre as nações. E para evitar conflitos ainda maiores, cabe aos líderes mundiais aceitarem e respeitarem essa diversidade das multicivilizações, diferente da intolerância que está ocorrendo atualmente.

Por Renata Menezes
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

2 comentários:

Deixe aqui a seu comentário.