Mas no Distrito Federal a realidade é outra! A coleta seletiva pode gerar emprego e renda, mas, para que isso aconteça é necessário que a população se engaje e atue com protagonista dessa mudança.
O Limpa Brasil quer iniciar uma parceria com toda a sociedade para realizar, com sucesso, este projeto de conscientização ambiental, que deverádurar 10 anos. O primeiro mutirão está chegando, será dia 21/8, e possibilita a nós, cidadãos, dar mais um passo na transformação e no aproveitamento do que descartamos!Por isso, mude seus hábitos, bote a mão na massa e participe. Com a ação do movimento Limpa Brasil Let’s Do It, poderemos chamar a atenção para os impactos do consumo desenfreado e do descarte negligente de resíduos sobre a saúde, além da necessidade de preservação dos bens comuns e do meio ambiente.
descartados de forma irregular perto de onde você mora.
Seja parte dessa mudança! Seja voluntário! Inscreva-se já: http://limpabrasil.com/blogs/brasilia/seja-voluntario/
Análise:Por se tratar de uma questão interna, talvez alguns dos leitores poderão se perguntar qual a ligação dessa notícia com a área internacional. Conforme falava nosso professor de Meio Ambiente e as Relações Internacionais, Genebaldo freire, "não existe nada que represente melhor as relações internacionais quanto a questão do meio ambiente". Esse iniciativa teve início na Estônia e já passou por 20 países, e Brasília agora será sede do evento. Isso representa um chamado à sociedade civil para que abram os olhos a um fator que pulsa na vias de nosso planeta, que é a crise ambiental, que independente de que a agrave, atinge sem delongas a todos. A partir desse tipo de projeto, o levante societal pode ser promovido e um pingo de consciência passado ao voluntários que transmitirão aos seus familiares gerando um ciclo do bem, um ciclo em nome do Planeta, em nome da Vida. São essas iniciativas que tentam em um sufocante mundo que idolatra o modismo, a estagnação do próximo, se abstém da culpa e esquece da essência do viver, do viver com qualidade, do viver coletivo e futuro. Quero com essas poucas palavras convencer de que com união e dedicação um mundo melhor pode ser idealizado para as próximas gerações e poder lembrar com louvor que eu fiz minha parte, independente que o meu vizinho ou até mesmo meu irmão não o faça. Se todos pensassem com esse modo egoísta de viver, talvez nem expectativa de vida teríamos. A questão do lixo já é problema antigo no Brasil, e o que dirá no Mundo, e a partir do momento que as pessoas cuidam do seu resíduo, o próximo não precisará pagar a conta por seu destino malfadado e negligente. o Mundo precisa de mais pró-atividade para as causas ambientais que estão fortemente ligadas a causa social, que influí em fatores econômicos e políticos, demostrando o quão interligado é sua questão.
Pode parecer uma análise de tom filosófico, mas se atentem a mensagem de que um futuro em paz depende de um trabalho minuciosos e específico.
Breno Augusto
O assunto abordado tem sido muito debatido, principalmente com os rápidos avanços que tem ocorrido nas ultimas décadas. Realmente temos que adquiri uma consciência ecológica, já não se trata mais de um assunto que deve ser apenas debatido! Achei incrível o projeto abordado nesta matéria, que visa a preservação do meio em que vivemos. Uma sociedade consciente não tem em vista somente o seu bem estar enquanto parte integrante deste paneta, mas sim visa o desenvolvimento sustentável de seu habitat para o bem das futuras gerações! Se continuarmos "achando" que o problema não e nosso, e que se trata de uma postura que deve ser adquirida apenas pelos lideres que governam o nosso pais, não estaremos fazendo a nossa parte! O diferencial e a mudança começam no ambiente micro, em nossas casas, escolas, faculdades, famílias, para assim causar um impacto no ambiente macro, trazendo mudanças significativas ao nosso precioso Planeta! Se assim o fizermos poderemos ter uma consciência limpa e de alguma forma estaremos cumprindo nosso dever. Então façamos a nossa parte e nos engajemos em passar esta mensagem importante aqueles que estão ao nosso redor!!
ResponderExcluirBianca Taufer Jobim
O meio ambiente está sendo um assunto muito discutido nas Relações Internacionais, querendo ou não, mas temos que ter um aprendizado específico sobre o meio em que vivemos. Faça acontecer! pois o mundo precisa de nós... Excelente iniciativa para conscientizar a sociedade de cuidar melhor do nosso planeta e tenho certeza que estarei lá para participar. Um pequeno ato benéfico gera uma grande mudança.
ResponderExcluirRômulo Araújo Cardoso