Infelizmente os conflitos continuam no Oriente Médio, exemplo corriqueiro deste problema foi no sul de Israel em Eilat, em que os criminosos identificados por israelenses atacaram um ônibus e um veículo militar totalizando dois ataques, inclusive com foguetes, depois dos tiroteios, 25 pessoas foram atingidas, após o ataque foi confirmado 14 mortes. O ataque foi cessado quando as forças militares israelense conseguiram deter sete supostos agressores. O episódio aconteceu perto das fronteiras com Jordânia e Egito. Por ser um território palestino, o governo israelense disse tomar uma providência aos ataques, apesar do Hamas (grupo radical palestino negar o envolvimento). Barak (ministro israelense da defesa) acredita que os suspeitos estão localizados na Faixa de Gaza, dizendo que o foco de terroristas está centralizado no território palestino. A resposta veio cedo com um ataque aéreo de Israel matando seis palestinos na cidade de Rafah na fronteira com o Egito, incluindo criança de nove anos e o líder que foi culpado pelo incidente em Israel. Os Comitês de Resistência Popular, grupo que atua de modo independente do Hamas e que governa a Faixa de Gaza identificou o nome do comandante Kamal al-Nairab.
Análise
Três ataques no mesmo dia é uma situação dramática vivida por palestinos e israelenses. Israel por ser parceiro dos EUA, sempre visa o fortalecimento militar por conta de ameaças dos países vizinhos. Antigamente, os judeus por fugirem dos romanos e sofrerem várias perseguições se fixaram no território palestino conhecido como projeto sionismo e conseguiram a independência no dia 14 de maio em 1948, fundando um estado judeu na palestina. Entretanto, cresceram e expandiram em grande parte do território palestino, então os conflitos são rotineiros devido à reivindicação territorial contra Israel. Portanto, não é novidade os conflitos entre estes dois Estados e a Faixa de Gaza ainda está em disputa, apesar de Israel ter base militar na localidade.
Fontes:
http://www.reuters.com/article/2011/08/18/us-israel-egypt-idUSTRE77H1OO20110818
http://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2011/08/18/cinq-israeliens-blesses-dans-l-attaque-d-un-bus_1560847_3218.html
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/apos-ataque-israel-lanca-bombardeio-aereo-em-gaza.html
Por Rômulo Cardoso.
0 comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a seu comentário.