Autoridade Palestina quer pedir reconhecimento de Estado.
EUA e Israel fazem ofensiva diplomática para dissuadir presidente palestino.
Do G1, com agências internacionais
Quase mil palestinos protestaram nesta quinta-feira (22) em Ramallah, a capital política do território da Cisjordânia, contra o presidente norte-americano Barack Obama, a quem acusam de ter traído a causa palestina na ONU.
Os manifestantes, reunidos perto da Muqataa, a sede da presidência da Autoridade Palestina, exibiam faixas com as frases "Vergonha dos que se dizem democratas" e "América é a cabeça da serpente".
No discurso da véspera, considerado por todos "pró-israelense", Obama se declarou contrário ao pedido de adesão plena de um Estado da Palestina às Nações Unidas.
O principal sindicato palestino convocou manifestações na sexta-feira em todo o mundo árabe diante das embaixadas americanas.
Um alto funcionário do ministério palestino da Informação, Mutawakil Taha, acusou Obama de atuar "como um colono israelense".
"Quarenta e dois vetos americanos na ONU permitiram a Israel continuar impondo o apartheid na região. O discurso de Obama desmascarou os Estados Unidos, que fingem apoiar as revoluções árabes", declarou à AFP.
Obama afirmou no discurso que não existe um atalho para a paz no Oriente Médio.
Análise :
Os Estados unidos é um país que se diz puramente democrata, e que sempre lutará a favor desse tipo de ato ao redor do mundo, porém o presidente americano já afirma que caso esse pedido da palestina de ser reconhecido como um estado pelo mundo prossiga para o conselho executivo, ele irá vetá-lo, ou seja, o senso do princípio democrático do presidente desapareceu e os interesses ganharam mais importância.
Os palestinos estão a várias décadas num impasse com relação ao território que antes era deles e que agora é ocupado em sua maioria por Israel, e o pouco que sobrou para os mesmos possui soldados israelenses pela área. Os palestinos querem desfrutar do direito compartilhado por todos os países do mundo, o direito a autodeterminação. Está cada vez mais difícil o futuro da palestina no âmbito internacional, pois a promessa que os EUA fizeram de uma solução baseada em dois estados para esse território está cada vez mais longe de ser cumprida, pois os EUA são aliados dos israelenses e esses por sua vez são totalmente contrários ao reconhecimento de um estado palestino.
Os palestinos começaram a ser oprimidos por Israel desde que este ocupou alguns territórios que eram dos palestinos em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias. Desde então vem acontecendo uma grande opressão feita por Israel sobre os palestinos, como quando ocorre a primeira intifada que foi o ato de milhares de jovens israelenses saindo ás ruas para protestar contra a ocupação israelense, considerada ilegal pela ONU. Então esse seria o momento para que o mundo reconhecesse um estado palestino, dessa forma reconhecendo a profunda injustiça que esse povo sofreu nos últimos 44 anos.
Por: Anderson