sábado, 7 de abril de 2012

Relações Comerciais Brasil-Índia Ganham Ênfase.
EQUIPE NUCSI13:57 0 comentários



PARA DILMA, RELAÇÕES
BRASIL - ÍNDIA
SÃO FONTE DE DINAMISMO PARA ECONOMIA MUNDIAL.

Em 2011, o comércio bilateral entre Brasil e Índia chegou a US$ 9,2 bilhões e a meta é que chegue a US$ 15 bilhões até 2015, algo que seria viável, segundo o governo, devido ao dinamismo das duas economias.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Índia na América Latina e, nos últimos cinco anos, o intercâmbio comercial entre os países cresceu 200%. Segundo a presidente Dilma, essa relação reforça uma "tendência de profunda transformação" no fluxo de comércio e nos investimentos internacionais, em relação à importância das economias dos países emergentes. "Hoje, fica evidente que as relações entre nós não são apenas vantajosas e produtivas, mas representam importante fonte de dinamismo para a economia internacional."

            Além do comércio bilateral, a visita de Dilma Rousseff serviu para tratar temas que são caros aos países emergentes, como a reivindicação por um maior poder de decisão em órgãos internacionais. Em discurso em Nova Déli, Dilma mencionou a luta "para alterar a governança dos organismos multilaterais de crédito, como o FMI e o Banco Mundial" e "para reformar as Nações Unidas, com um Conselho de Segurança ampliado, que ofereça importante contribuição para o sistema internacional, hoje carente de legitimidade e de eficácia".

Análise:
            A partir de tal notícia e de um certo antecedente de conhecimentos gerais, podemos extrair a importância que representa tal relação comercial para ambos os países que, como visto, tem sofrido uma desaceleração de sua produtividade industrial.
            E se já somos parceiros comerciais do país, por que não também nos aliarmos politicamente? Este pode ter sido um dos motivos que levou Índia e Brasil a se unirem à África do Sul em prol de desenvolver a coordenação política e a coordenação econômica entre grandes democracias dos três continentes em nível internacional.
            Essas alianças comerciais e políticas têm se mostrado cada vez mais importantes e eficientes no caso dos países emergentes que precisam de ascensão no campo internacional e adquirir o direito de evoluírem ao patamar de desenvolvidos.

Por: Márcia Lupiano.






In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.