A aproximação das tropas da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte – em direção as fronteiras lestes russas tem causado descontentamento por parte da Federação Russa. A cúpula da organização aprovou uma estratégia de defesa coletiva e a criação de uma unidade de resposta rápida na Europa Ocidental com uma força de 4 mil soldados.
“É inaceitável”, proferiu o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov. Ele também questionou o fato desse ato ocorrer logo após a reunião dos presidentes russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, a fim de se chegar a um acordo para a solução da crise na região. O governo russo ainda salientou que tal atitude apenas dificulta os esforços de pacificação em torno da situação na Ucrânia. Mikhail Popov, vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse que já existem projetos de modificação da postura militar russa em função da movimentação da OTAN e da condição ucraniana.
Fontes:
Voz da Russia: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_13/Lavrov-aproxima-o-da-OTAN-s-fronteiras-da-R-ssia-inaceit-vel-2312/
Por Rayane Gomes e Renan Mesquita
Graduandos de Relações Internacionais - RIUCB
0 comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a seu comentário.