quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Nucsi Cultura
EQUIPE NUCSI18:58
0
comentários
terça-feira, 30 de agosto de 2011
País em alerta!
A mãe dos homens, esta cada vez mais revoltada com seus habitantes. Nesse final de semana 27 de agosto de 2011 e nessa madrugada de segunda feira, 29 de agosto nove estados do leste dos Estados-Unidos foram submetidos a um furação destruidor Irene.
De acordo com as autoridades prejuízos chegam a sete bilhões de dólares.
Apesar do governo ter colocado a população em alerta máxima e pedindo as saídas dos lares,fechando os aeroportos etc. o número de falecimento chegaram a 29, ocorridas por diversas causas: por quedas de árvores, acidentes de trânsito, inundações nos lares e bancos etc. As mortes ocorreram em Nova York [6], Carolina do Norte [6], Pensilvânia [6], Virgínia [4], Connecticut [2], Flórida [2], Maryland [1], Nova Yersey [1] e Vermont [1], segundo um levantamento da France Presse. As áreas duramente afetadas foram Nova Jersey, e Vermont cidades situadas o nordeste. As casas foram inundadas e o fornecimento de energia cortadas para milhões de pessoas.
O furacão Irene foi considerado como o furacão do século dando danos as empresas, seguros, de até três bilhões de dólares segundo “Los Angeles Times”. As catástrofes não foram maiores porque mais de 300 mil pessoas foram resgatadas, para evitar a destruição que ocorreu no estado de Nova Orleans em 2005 com a passagem do furação Katrina onde 1800 pessoas morreram dando ao Estado prejuízos superiores a 70 bilhões de dólares segundo o jornal do SBT.
Nessa segunda feira, a rotina das cidades começaram a voltar seu normal, com a circulação dos transportes comuns, os aeroportos e comércios abertos.
As chuvas, tempestades, vulcões, furacões tem abalado nosso planeta nos não podemos impedi-los, mas podemos retardá-los, com simples gestos cotidianos. Enfim pensem nisso!
Referências:
http://correiodobrasil.com.br/categoria/internacional/
http://www.latimes.com/news/nationworld/world/
http://fr.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1302257426701&pagename=JFrench%2FJPArticle%2FShowFull
http://www.thesiteoueb.net/modules/news/article.php?storyid=5343
Parlamento japonês elege Noda como primeiro-ministro
France Presse
Tóquio, Japão, 30 Ago 2011 (AFP) -O ex-ministro das Finanças Yoshihiko Noda, defensor de um ajuste orçamentário rigoroso, foi eleito nesta terça-feira como primeiro-ministro do Japão no Parlamento e sucede Naoto Kan, que renunciou oficialmente ao cargo.
Noda, 54 anos, recebeu 308 dos 475 votos na Câmara dos Deputados, controlada pelo Partido Democrata do Japão (PDJ).
Uma segunda votação acontecerá no Senado, controlado pela oposição conservadora, mas, segundo a Constituição, a palavra final é dos deputados.
Noda foi eleito na segunda-feira presidente do PDJ, partido de centro-esquerda no poder há dois anos. Assim já tinha assegurada a vitória na votação para chefe de Governo.
Kan e seu governo, com índices de popularidade muito baixos, renunciaram de maneira coletiva.
O premier era alvo das críticas por sua gestão após o terremoto e tsunami de 11 de março, que deixaram mais de 20.000 mortos ou desaparecidos no nordeste do país e provocaram uma catástrofe nuclear na central de Fukushima.
O novo chefe de Governo terá uma missão difícil. Noda herda um país traumatizado pela maior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial, muito endividado e com uma população envelhecida.
Noda afirma buscar o apoio de todo o PDJ e a cooperação da oposição para superar os desafios.
"Estamos em uma situação de urgência nacional: é preciso solucionar o acidente nuclear, garantir a reconstrução e enfrentar uma crise econômica grave", disse.
A terceira maior economia mundial voltou a registrar recessão e a valorização do iene prejudica as exportações.
gca/fp
Análise:
O Japão nos últimos meses passou por diversos acontecimentos nos últimos meses, como o terremoto seguido de um tsunami e que deram lugar a uma crise nuclear que abalou o país, deixando a popularidade do primeiro-ministro baixa diante dos eleitores, pois ele se manteve estático por muito tempo sem promover um novo ajuste orçamentário que iria dar início a reconstrução das regiões que foram afetadas pelas catástrofes, ajuste esse defendido pelo seu sucessor Yoshihiko Noda.
O novo primeiro-ministro terá vários problemas para resolver, primeiramente unificar as decisões do seu próprio partido, que possui decisões internas diferentes por parte de seus integrantes, e depois conquistar a confiança da oposição para que eles não bloqueiem a aprovação de leis no parlamento. O Japão ainda passa por uma crise econômica que faz com que a economia continue em constante instabilidade, vendo a valorização do iene que prejudica muito as exportações que praticamente movem a economia japonesa.
Noda terá uma missão difícil, podendo estar ocupando um dos mais difíceis cargos da política mundial, vendo que ele é o 6 primeiro-ministro em 5 anos. Lutar contra a crise econômica, tenta obter fundos para o bem-estar população que está envelhecendo, fazer a reconstrução das áreas devastadas pelas catástrofes, decidir sobre o plano nuclear japonês tendo em vista o recente acidente na usina nucelar de Fukushima, entre outros problemas que estão afetando o país. O ex-ministro das Finanças vai ter que fazer um plano econômico que tenha grande efeito nas decisões daki em diante, e veremos se ele é a pessoa certa para o reerguimento da nação ou se será apenas mais um que não conseguiu êxito contra os problemas que afetam o país atualmente.
Referências:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/parlamento-japones-elege-noda-como-primeiro-ministro.html
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1965950&seccao=%C1sia
Por Anderson
Manhã Temática
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Libia, fim ao regime ditatorial?
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
UCB no VIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Missões de paz e a preeminência do Brasil no Sistema Internacional - UCB
Hoje, Quarta-feira(23/08), o Curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasilia, honrosamente recebeu o General Carlos Alberto dos Santos Cruz, Subcomandante do Comando de Operações Terrestres do Exército brasileiro e ex-comandante das forças das de paz no Haiti.
O general proferiu sua apresentação a respeito das Missões de paz e a preeminência do Brasil no Sistema Internacional, e compartilhou com todos os presentes sua experiência de permanência no Haiti no trágico período em que o país mais passava por dificuldades. Foi uma excelente participação, e sem dúvidas todos os presentes puderam absorver as valiosas informações do senhor General Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Fotos :
domingo, 21 de agosto de 2011
Simulação: Crise econômica europeia!
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Ataques no sul de Israel e na Faixa de Gaza
Análise
Três ataques no mesmo dia é uma situação dramática vivida por palestinos e israelenses. Israel por ser parceiro dos EUA, sempre visa o fortalecimento militar por conta de ameaças dos países vizinhos. Antigamente, os judeus por fugirem dos romanos e sofrerem várias perseguições se fixaram no território palestino conhecido como projeto sionismo e conseguiram a independência no dia 14 de maio em 1948, fundando um estado judeu na palestina. Entretanto, cresceram e expandiram em grande parte do território palestino, então os conflitos são rotineiros devido à reivindicação territorial contra Israel. Portanto, não é novidade os conflitos entre estes dois Estados e a Faixa de Gaza ainda está em disputa, apesar de Israel ter base militar na localidade.
Fontes:
http://www.reuters.com/
http://g1.globo.com/mundo/
Por Rômulo Cardoso.
FOCO RI
O FoCO-RI é um evento criado para fortalecer a área de Relações Internacionais . Este é o objetivo alcançado provocando-se debate entre pesquisadores e estudantes, e promovendo-se um espaço para que órgãos públicos e privados possam do mercado de trabalho e da demanda por profissionais desta área.
O evento busca ainda incentivar a aproximação dos vários centros de ensino e pesquisa na área de Relações Internacionais de todo o país, procurando gerar integração entre os estudantes de graduação e pós-graduação. Busca também estimular o fortalecimento de uma cultura de debate, cooperação e produção acadêmica, estimulando sempre discussões que contribuam para o ensino, a pesquisa e a prática profissional da análise das relações internacionais.
Considerando o propósito do evento de possibilitar a imersão em debates importantes para um estudante de Relações Internacionais, o projeto propõe uma questão central para discussão: "Governança Global, um desafio para quem?" Ou seja, a quem se dirigem todos esses desafios presentes para a harmonização e a cooperação internacional presentes no âmbito da governança mundial? Assim, através de várias atividades (mesas-redondas, cine-debate, workshop, mini-curso e palestras) procurar-se-á criar um espaço para o debate dos diversos assuntos relacionados à Governança Global. Sendo as mesas-redondas o lugar para o debate de diversas perspectivas sobre os temas (governança global em perspectiva teórico-conceitual, governança global em comércio e finanças e governança global e multiculturalismo), o workshop voltado para o envolvimento do público em se refletir, repensar e estudar a questão da mídia na política internacional, o mini-curso será uma possibilidade de se aprofundar os conhecimentos sobre operações de paz da ONU e a participação brasileira, a vitrine será o lugar de conhecermos possibilidades de emprego para o profissional da área, o cine-debate é uma proposta cultural, crítico-reflexivo sobre o tema da governança ambiental e palestras com nomes interessantes da área.
Informações sobre o III FoCO-RI:
Data: 31 de Agosto, 1, 2 e 3 de Setembro
Local: UniCEUB (709/909 norte)
Inscrições: via site é de 75,00 e via Estande é de 60,00
site: www.focori.com.br <http://www.focori.com.br/>
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Euro medidas para uma Euro crise!
A União Europeia(EU) vem tomando nestes últimos meses uma série de ações ante crise, já se foi falado em compras de títulos de dívida pública, eurobônus que seriam títulos de dívida do Banco Central Europeu(BCE) que dizem alguns analistas serem a solução para esta crise, e até houve rumores sobre o fim do Euro(moeda), e a retirada de países como a Grécia do bloco. No entanto os dois maiores líderes do bloco vem buscando juntos decisões menos impactantes, e que eles acreditam serem melhores para todos.
França e Alemanha assim como grande parte dos países formadores do bloco tem em mente mais integração, querem uma Europa cada vez mais forte e mais unida, más nada de concreto realmente foi decidido. As decisões tomadas nesta terça feira não mudaram muito o cenário de crise, más já se vê uma luz no fim do túnel com o anúncio do “conselho do euro”, isso irá evitar que países pertencentes a zona do euro possam controlar as taxas cambias da moeda em seu país evitando assim novas crises, como esta é o atual caso grego, além de em tais reuniões serem vistas novamente as cláusulas para se fazer parte de tal zona,pois muitos países que hoje utilizam o euro como moeda não cumpriram tais exigências e hoje vem sofrendo para conseguir acompanhar o ritmo monetário da mesma.
A promessa de tais países de manter a economia europeia equilibrada pode reanimar investidores e com isso levar novamente dinheiro aos cofres da Europa , más a grande duvida é como eles irão fazer isto pois as dividas dos PIIGS é absurdamente grande, e só irão aceitar compras de títulos europeus(eurobônus) se o BCE comprar todo o lote.
O mundo quer respostas do maior bloco de integração do mundo, pois uma crise de tal magnitude em afetando todas as bolsas de valores de todo o globo. Todos esperam medidas eficientes para que possamos enfim sair deste anos de crise no sistema capitalista.
Por:Arthur de Oliveira
Crise Americana
O Presidente dos Estados Unidos está sofrendo o menor índice de aprovação dos últimos tempos. A população americana demonstrou sua decepção em pesquisas feitas. A situação do país, o desemprego bem como a crise econômica pela qual tem passado, possui uma grande parcela no resultado dessas pesquisas.
A situação econômica dos EUA vem atingindo diversos países, alguns possuem mecanismos que podem evitar serem tão duramente afetados, já outros não possuem tantos mecanismos assim. O Brasil, mesmo sendo impactado de várias formas por esta situação, pode tomar medidas, já que temos muitas coisas a serem feitas, e com a falta de confiança que os EUA têm sofrido, muitos investidores estão procurando outros países para destinarem seus investimentos, o que pode ser uma vantagem brasileira. O Brasil deve procurar tomar decisões concretas e que medidas que não só protejam a economia, como também adotem uma postura consciente e racional da situação, não só protegendo e tentando camuflar a real situação econômica americana, mas pensar coletivamente tanto com os agentes internos do nosso país, como também procurar maiores parcerias com economias ligadas intimamente a nossa, como é o caso dos nossos vizinhos do MERCOSUL.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Consciência Ambiental!!!!!
Mas no Distrito Federal a realidade é outra! A coleta seletiva pode gerar emprego e renda, mas, para que isso aconteça é necessário que a população se engaje e atue com protagonista dessa mudança.
O Limpa Brasil quer iniciar uma parceria com toda a sociedade para realizar, com sucesso, este projeto de conscientização ambiental, que deverádurar 10 anos. O primeiro mutirão está chegando, será dia 21/8, e possibilita a nós, cidadãos, dar mais um passo na transformação e no aproveitamento do que descartamos!Por isso, mude seus hábitos, bote a mão na massa e participe. Com a ação do movimento Limpa Brasil Let’s Do It, poderemos chamar a atenção para os impactos do consumo desenfreado e do descarte negligente de resíduos sobre a saúde, além da necessidade de preservação dos bens comuns e do meio ambiente.
descartados de forma irregular perto de onde você mora.
Seja parte dessa mudança! Seja voluntário! Inscreva-se já: http://limpabrasil.com/blogs/brasilia/seja-voluntario/
Análise:Por se tratar de uma questão interna, talvez alguns dos leitores poderão se perguntar qual a ligação dessa notícia com a área internacional. Conforme falava nosso professor de Meio Ambiente e as Relações Internacionais, Genebaldo freire, "não existe nada que represente melhor as relações internacionais quanto a questão do meio ambiente". Esse iniciativa teve início na Estônia e já passou por 20 países, e Brasília agora será sede do evento. Isso representa um chamado à sociedade civil para que abram os olhos a um fator que pulsa na vias de nosso planeta, que é a crise ambiental, que independente de que a agrave, atinge sem delongas a todos. A partir desse tipo de projeto, o levante societal pode ser promovido e um pingo de consciência passado ao voluntários que transmitirão aos seus familiares gerando um ciclo do bem, um ciclo em nome do Planeta, em nome da Vida. São essas iniciativas que tentam em um sufocante mundo que idolatra o modismo, a estagnação do próximo, se abstém da culpa e esquece da essência do viver, do viver com qualidade, do viver coletivo e futuro. Quero com essas poucas palavras convencer de que com união e dedicação um mundo melhor pode ser idealizado para as próximas gerações e poder lembrar com louvor que eu fiz minha parte, independente que o meu vizinho ou até mesmo meu irmão não o faça. Se todos pensassem com esse modo egoísta de viver, talvez nem expectativa de vida teríamos. A questão do lixo já é problema antigo no Brasil, e o que dirá no Mundo, e a partir do momento que as pessoas cuidam do seu resíduo, o próximo não precisará pagar a conta por seu destino malfadado e negligente. o Mundo precisa de mais pró-atividade para as causas ambientais que estão fortemente ligadas a causa social, que influí em fatores econômicos e políticos, demostrando o quão interligado é sua questão.
Pode parecer uma análise de tom filosófico, mas se atentem a mensagem de que um futuro em paz depende de um trabalho minuciosos e específico.
Breno Augusto
domingo, 14 de agosto de 2011
Documentário 'Sérgio'
O Sistema Nações Unidas no Brasil convida a todos para assistirem o documentário "Sergio", que aborda a vida de Sérgio Vieira de Mello, brasileiro e alto funcionário das Nações Unidas morto em um atentado terrorista em 2003, no Iraque. O documentário é baseado na biografia homônima, escrita por Samantha Power.
Segue também trailers do documentário,
Vale a pena conferir.
http://www.youtube.com/watch?v=e-0L4foRg-A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=I9UD7ZD7TJ0
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Acolhida aos calouros 2º/2011!!!!!!
Arquivo do blog
-
▼
2011
(36)
-
▼
agosto
(17)
- Nucsi Cultura
- País em alerta!
- Parlamento japonês elege Noda como primeiro-ministro
- Manhã Temática
- Libia, fim ao regime ditatorial?
- UCB no VIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional
- Missões de paz e a preeminência do Brasil no Siste...
- Fotos: Missões de paz e a preeminência do Brasil ...
- Simulação: Crise econômica europeia!
- Ataques no sul de Israel e na Faixa de Gaza
- Manhã Temática
- FOCO RI
- Euro medidas para uma Euro crise!
- Crise Americana
- Consciência Ambiental!!!!!
- Documentário 'Sérgio'
- Acolhida aos calouros 2º/2011!!!!!!
-
▼
agosto
(17)
Marcadores
Postagens populares
-
Devido à crescente tensão entre as duas Coreias, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, recentemente eleita, salientou a necessi...
-
O partido político criado pelo Wikileaks confirmou a candidatura de seu fundador, Julian Assange ao Senado australiano para as eleiçõe...
-
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a International Organization for Standardization (ISO) vão participar da Conferência ...