segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ODM nº 7 - Garantir a Sustentabilidade Ambiental
EQUIPE NUCSI21:58 0 comentários


O aumento dos discursos sobre a necessidade da mudança do clima sublinha a necessidade de um impulso político que promova o desenvolvimento sustentável. Esse impulso político foi apresentado em um dos oito objetivos da ONU apresentados na Declaração do Milênio; objetivos que se pretendem alcançar até 2015. Sendo o objetivo de número sete intitulado: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.
O fato é que a exacerbada acumulação de riquezas tem produzido desigualdades sociais alarmantes entre as nações e a base dos recursos naturais do planeta está sendo dilapidada. E sabe-se que, nesse atual cenário global, todos os países devem dividir responsabilidades. Os problemas atuais do meio ambiente só serão superados com a colaboração de todos.
Qual a seriedade do problema da degradação ambiental? Não sabemos precisamente, porque qualquer avaliação necessitará se basear em estimativas incertas e em uma série de suposições controversas sobre desenvolvimentos futuros. De qualquer maneira, o sétimo objetivo do milênio estabelece algumas soluções para os atuais problemas ambientais, soluções essas que partem especialmente da comunidade civil. Algumas dessas soluções:

1. Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
2. Plantar árvores nas ruas.
3. Implementar a coleta seletiva nas escolas, em condomínio e em bairros. Divulgando o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
4. Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
5. Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares.
6. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água nas ações cotidianas.
7. Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando energia elétrica.
8. Economizar papel e optar pelo uso de sacolas reutilizáveis para compras. E aumentar o uso de produtos feitos com material reciclado.
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.