quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino
EQUIPE NUCSI17:18 0 comentários


Em 1977, a Assembleia Geral das Nações Unidas pediu que fosse celebrado, todos os anos, no dia 29 de Novembro, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
 
De facto, nesse dia, em 1947, a Assembleia Geral da ONU, em sessão especial presidida pelo ex-chanceler brasileiro Osvaldo Aranha, aprovou a resolução 181, conhecida como a Resolução pela Partilha da Palestina.
 
Essa resolução previa a criação, no território da Palestina, de um "Estado Judeu" e um "Estado Árabe", ficando Jerusalém como “corpus separatum” sob administração da ONU. Mas, dos dois Estados previstos pela Resolução, apenas um deles foi criado, o Estado de Israel.
 
O Povo Palestino, que hoje soma pouco mais de oito milhões de pessoas, vive disperso pelo mundo, em campos de refugiados nos países árabes vizinhos, ou sob o regime de ocupação militar israelitas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
 
Portanto, a Resolução 181 jamais foi cumprida integralmente, e o Dia Internacional de Solidariedade foi instituído pela ONU para lembrar que a questão da Palestina permanece sem solução e que o povo palestino ainda tem que obter os seus direitos inalienáveis.
 
Os direitos inalienáveis são: direito à autodeterminação sem interferência externa, o direito à independência nacional e soberania, e o direito a retornar a seus lares e propriedades dos quais foram deslocados há 60 anos.
 
Numa mensagem por ocasião da data, a ONU diz que tem estado sempre à frente do esforço internacional, participando activamente na busca da paz e nas acções que visem aliviar o sofrimento do povo da Palestina.
 
Ainda segundo a ONU, “é com muito pesar que temos de reconhecer que a solução do conflito israelo-palestiniano continua fora do nosso alcance. As sucessivas oportunidades para fazer avançar o processo de paz foram vãs e a situação no terreno é motivo de profunda preocupação”.
 
“Neste Dia Internacional, a ONU assume o compromisso de dar um novo ímpeto ao processo de paz, para que os objectivos de soberania para os palestinos e de segurança para o Estado de Israel sejam alcançados, antes que esta tragédia faça mais vítimas”, lê-se na mensagem.





Fonte: ONU Brasil













In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.