domingo, 26 de maio de 2013

Filme - A Feiticeira da Guerra
EQUIPE NUCSI15:52 0 comentários



    
    A Feiticeira da Guerra (Francês: Rebelle) é um filme canadense estreado em 2012, escrito e dirigido por Kim Nguyen. Concorreu ao Urso de Ouro no 62 Festival de Filmes internacionais de Berlim e garantiu à atriz Rachel Mwanza o Urso de Prata de melhor atriz.

    O drama se desenrola de tal forma que os indivíduos, assim como o lugar e o tempo, não são importantes. Além da atriz principal, os demais personagens não possuem nomes - constituem tipos sócias. Demonstra-se desta forma a reificação do bicho homem que passa a ser alheio à própria existência. A região e até mesmo as razões da guerra não são especificados. Há de se esperar, portanto, uma contexto generalista e superficial, mas não é o que A Feiticeira da Guerra nos trás.


    Muito além de apenas mais um relato sobre a realidade das guerras civis recorrentes na África subsariana, o drama reflete a crença e a cultura de um povo, que mesmo após séculos de dominação e exploração ainda conserva suas raízes mitológicas sob os tiros de fuzis. É neste ambiente bélico e místico que Komona, uma jovem de 14 anos conta sua história de vida após ser forçada a matar os próprios pais e entrar para o exército rebelde. Quando bebe uma seiva mágica, a garota passa a ver fantasma que a protegem dos perigos da guerra, por isso é escolhida pelos rebeldes como sua feiticeira.

    É interessante perceber os efeitos da guerra na mente humana e de que forma Kamona amadurece em meio a este caos. Por todo o filme senti uma relativa empatia pela personagem e também admiração quando percebi que possivelmente eu não seria tão forte. Acredito que este é o objetivo do filme, levar o espectador a não simplesmente analisar a precária situação da África, mas vivenciar a difícil tarefa de buscar a felicidade e a paz de espirito em uma terra marcada pela morte e pela instabilidade.

    Este é um filme que aconselho a todos que queiram conhecer os limites da mente humana e ver a parte do continente africano que não é mostrada nos documentários.

Victor Milhomem, aluno do primeiro semestre de Relações Internacionais: RI-UCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.