sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Programa Nuclear Iraniano e a Questão da Soberania nas Relações Internacionais.
EQUIPE NUCSI17:15 0 comentários




Sempre muito debatido no campo de estudo de diversas disciplinas – como a ciência política, as relações internacionais e o Direito – o conceito de soberania é dominante em nossos dias. Historicamente, entende-se por soberano o povo que logra êxito em fazer valer seus interesses nacionais no cenário internacional. A violação da soberania de um país pode ter trágicas consequências, entre as quais cabe mencionar o inicio de um conflito bélico.
No âmbito das questões globais, chama a atenção o programa nuclear Iraniano. Essa questão internacional é palco para os conceitos de soberania e para as limitações da questão do poder bélico. Atualmente, as nações modernas têm suas fronteiras moldadas por relações políticas, por poderio bélico e econômico e por suas manifestações culturais. É nesse mundo globalizado, onde as fronteiras existem – mas não são obstáculo ou empecilho –, que os pressupostos da soberania encontram o seu maior desafio.
Sabe-se que a violação da soberania de uma nação pode ter trágicas consequências, entre as quais, o início de um conflito bélico. Caso as sanções aplicadas ao Irã prossigam, prejudicando a economia do país, é possível que, em algum momento, haja uma intervenção ocidental no Irã? Talvez. O Irã, nesse momento, exerce a sua soberania através desse programa nuclear. Não se sabe, porém, até onde vai a sua soberania. Conflitos anteriores com o ocidente mostraram que a nação ainda está despreparada, especialmente quando o seu “inimigo” é a maior potência bélica do mundo.
Laryssa Almeida.

In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.