A meta do terceiro objetivo do milênio é: “Eliminar as disparidades entre os sexos no ensino fundamental e médio, se possível, até 2005, e em todos os níveis de ensino, o mais tardar até 2015”.
Para alcançar esse objetivo em prol das mulheres, a ONU criou a ONU Mulheres em 2010. Essa entidade defende a participação equitativa das mulheres em todos os aspectos da vida como aumentar a liderança e a participação das mulheres; eliminar a violência contra as mulheres e meninas; engajar as mulheres em todos os aspectos dos processos de paz e segurança; aprimorar a participação econômica das mulheres; colocar a igualdade de gênero no centro do planejamento e dos orçamentos de desenvolvimento nacional.
Nesse contexto, é necessário que a mulher esteja no centro das decisões como líderes, defensoras e agentes de mudanças, inseridas e integradas não somente para o alcance do terceiro objetivo, mas também em outros objetivos, em especial aqueles ligados a soluções para pobreza, fome, saúde e educação. Em muitos países a igualdade de gênero nas escolas está sendo alcançado, em função do significativo aumento de matrículas de meninas no ensino primário. No Brasil, as mulheres estudam mais que os homens, porém têm menos chances no mercado de trabalho, recebem menos que os homens que trabalham na mesma função e ocupam postos piores.
0 comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a seu comentário.