sexta-feira, 27 de abril de 2012

China terá séria escassez de recursos minerais até 2020
EQUIPE NUCSI16:01 0 comentários


        Com a maior população do planeta, uma ocidentalização de seus costumes e uma máquina de produção pulsante, a China surge como o principal mercado consumidor global, principalmente de alimentos para seus mais de um bilhão de habitantes e também de matéria prima, visando prover toda sua indústria.  Diante de tal cenário explicitado, a China registra que está com escassez de 25 tipos de recursos minerais, incluindo 11 que são cruciais para sua economia local, conforme informado pelo ministro das Terras e Recursos Naturais, Xu Shaoshi.
            De acordo com estudos científicos, o país enfrentará uma séria escassez de recursos minerais até 2020, uma vez que consome quantias crescentes para promover sua industrialização, urbanização e modernização agrícola. A previsão se baseia em pesquisas de reservas recuperáveis de 45 tipos dos principais minerais, tendo a China que elevar acentuadamente nos próximos anos a importação de minerais cuja oferta está escassa, visando acompanhar a demanda nos próximos 10 a 20 anos. A China apresentou crescimento no consumo de recursos minerais nos últimos 15 anos e mais da metade do petróleo, minério de ferro, alumínio e cobre, são importados de outros países.
            Portanto temos que a escassez de matéria prima na China já era esperada, pois seu alto grau de industrialização e comercialização com as demais partes do globo contribuem para um desgaste ambiental muito grande acompanhado de todas as implicações em torno disso, como o fato de esgotamento de recursos naturais essenciais para prover sua produção. O consumo desses recursos minerais tem crescido mais rápido do que a produção, enquanto a expansão da produção ultrapassou a de exploração ocasionando um stress ambiental. Passa a ser necessário cada vez mais países que possam sustentar esse modelo industrial exportador, através da venda de recursos naturais. E essa problemática tende a se agravar, pois com o aumento populacional do globo e com isso a demanda por produtos manufaturados chineses, a oferta ou acompanha esse aumento ou se retrai interferindo nos preços globais. Esse modelo de crescimento chinês é por demais criticados, pois o desgaste ambiental para prover seu modelo econômico é severo com o ambiente e a política de contrapeso para a conservação do meio ambiente e um desenvolvimento pautado na sustentabilidade é fraco, sem expressividade dado o regime comunista e em tempos de crise global o meio ambiente é deixado de lado quando se refere a lucro.

Fonte: Reuters
Por Breno Augusto

In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.