segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Terceira Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil
EQUIPE NUCSI22:41 0 comentários

Brasil será sede da maior plataforma de discussões sobre o trabalho infantil, uma grande luta para a erradicação de um problema mundial.



   O trabalho infantil viola os direitos fundamentais das crianças, podendo atrapalhar seu desenvolvimento e despejando sobre elas uma responsabilidade prematura, a criança deixa de lado as coisas fundamentais para seu crescimento, como por exemplo os estudos e a diversão, passando a ter preocupações adultas, que não deveriam fazer parte de suas vidas nesta faixa etária. Apesar da existência de fortes leis internacionais com o objetivo de eliminar o trabalho infantil ele ainda é uma realidade mundial. Dados indicam que 168 milhões de crianças são vítimas desta prática, onde 85 milhões praticam atividades que afetam sua saúde, segurança e moral. Dentre as atividades praticadas por essas crianças estão o trabalho agrícola, atividades marginalizadas nos grandes centros urbanos e de forma cruel, comandada na sua maioria por adultos, a exploração sexual de crianças e adolescentes.
    A comunidade internacional vem avançando no combate ao trabalho infantil, com uma redução superior à  30% em treze anos (os índices  marcavam 246 milhões de crianças em 2.000) segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Porém, apesar das reduções os números ainda assustam, e são um dado sem importância para todas as crianças que enfrentam as duras jornadas de trabalho diariamente, sem saber o que realmente é ter uma infância. Com o intuito de progredir nesta erradicação da exploração infantil o Brasil será sede, entre os dias 8 e 10 de outubro, da Terceira Conferência Mundial sobre o trabalho infantil.
   Irão participar todos os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e também representantes da sociedade civil, trabalhadores , empreendedores e representantes de governos. Sendo a primeira vez que essa conferência é realizada em um país  em desenvolvimento. O Brasil tem altos índices  de trabalho infantil desde sua colonização, apesar de a proteção ao menor aparecer no artigo 7º, XXXIII, da Constituição Federal  quando proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre ao menor de 18 anos e de qualquer trabalho ao menor de 16 anos, exceto jovem aprendiz a partir dos 14 anos.
     A ideia principal dessa conferência é a redução do trabalho infantil em menor tempo possível, este também é o objetivo do país sede, com a pretensão de erradicar os piores tipos de trabalho até 2016, porém a luta não terminará aí. Um dos pontos primordiais nesta discussão é a união da sociedade civil e dos governos para a sua diminuição. A população desempenha um papel importante na fiscalização, sendo indispensável que ela não apoie e que denuncie qualquer caso de exploração infantil.
      A  eliminação do trabalho infantil é um consenso entre todas as nações,  sendo que está prática está presente até nos países mais ricos e evoluídos. As leis já existem, o maior desafio encontrado é conseguir suas realizações, a falta de fiscalização e a impunidade são grandes empecilhos para a diminuição de casos. A conferência é a principal plataforma para que se levante temas para a mobilização mundial no cumprimento de todas as leis a cerca do tema, fazendo com que os governos sejam impulsionados a seguir as medidas e legislações de forma mais efetiva, inclusive diante das melhoras já existentes no cenário mundial e nacional (caso do Brasil). 
   É de extrema importância que se ligue essa prática as condições sociais, os governos necessitam entender o que leva as crianças ao mercado de trabalho. A pobreza das famílias, a falta de oportunidades e a falta de expectativas para o futuro são um dos maiores motivos para este fato. Os programas sociais, tal como o bolsa família no Brasil, representam uma solução provisória para a diminuição do trabalho infantil, mas atitudes mais concretas devem ser tomadas, como por exemplo o investimento pesado em educação e melhores salários e condições de trabalho para os pais dessas crianças. Com a Terceira Conferência Mundial sobre o trabalho infantil , observamos uma preocupação mundial com o tema e existência do repudio a exploração infantil. Espera-se agora que as ideias e atitudes levantadas durante os dias 8,9 e 10 sejam de benefícios concretos para as crianças e famílias que estão sujeitas a está realidade.   


Elaborado por Thaynara Aparecida Curado, aluna do 1º semestre de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.