quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dirigentes da Cúpula dos Povos Criticam a Rio +20 e Economia Verde.
EQUIPE NUCSI13:58 0 comentários


A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável terá como um dos objetivos fechar um acordo que disponibilize recursos financeiros para proporcionar uma transição do atual modelo econômico para a Economia Verde. Economia Verde, de acordo com  o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é uma melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica. De forma simples, Economia Verde é um desenvolvimento ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. É uma forma de continuar com o desenvolvimento economico, porém com maior carga de responsabilidade ambiental e social. Essa é uma das maiores propostas da Rio+20. Promover um divisor de águas na história da humanidade, estabelecendo a Economia Verde como nova forma de promover o desenvolvimento consciente.
Paralelo à Rio+20, acontece a Cúpula dos Povos, um evento organizado pela sociedade civil global. Nela, será trazido representantes e participantes de muitos movimentos socias, todos unidos pelo mesmo ideal contra a Economia Verde. Para eles, a Cúpula dos Povos representa um protesto contra a falta de ações desde a Rio92. É frustante ver que, desde essa última conferência, muito pouco foi feito para superar a injustiça social e ambiental. Para os participantes da cúpula, a Economia Verde é enganosa. No seu real sentindo, é uma forma de beneficiar o atual modelo econômico, garantindo a mercantilização da natureza à aqueles responsáveis pela atual crise econômica e ambiental.
As propostas da Economia Verde, no seu contexto de governança, tem como representantes o Banco Mundial e algumas agências da ONU. Isso, acarretará em privilégios para os interesses do mercado, ao contrário de trazer políticas públicas, verdadeiramente focadas nos problemas socioambientais. Enfim, a Economia Verde, para a Cúpula dos Povos, é uma maquiagem colocada sobre as faces do mesmo capitalismo. Mesmo capitalismo que desencadeou em processos de produção e consumo desenfreados e sem responsabilidades ambientais e sociais.
Por: Raquel Borsoi.

In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.