sábado, 19 de maio de 2012

Sensibilidade entre Reino Unido e China.
EQUIPE NUCSI13:12 0 comentários




            Nos últimos dias circulou na mídia internacional uma fala feita pelo líder espiritual, Dalai Lama, acerca de que a China tentaria envenená-lo para que as manifestações no Tibet se acalmassem, por ele representar o símbolo da resistência ao regime comunista desde a década de cinquenta e se recusar a condenar os protestos, acusando Pequim de supervisionar um "genocídio cultural" contra os tibetanos.
            A China controla o Tibete desde 1950, quando tropas de Pequim invadiram a região após a batalha sangrenta de Qamdo, uma das cidades mais populosas da região. Em 1959, Dalai Lama e alguns apoiadores deixaram o país, buscando exílio em Dharamsala, região no Himalaia. Desde então, tibetanos pedem pelo fim da dominação chinesa e a volta do líder espiritual.
            Diante de tal questão, o Ministério do Exterior da China, através de seu porta voz, Hong Lei, chamou a informação de falsa e que não vale a pena para governo chinês discutir e argumentar contra afirmações do tibetano, dizendo ainda que o líder espiritual se aproveita da religião para enganar as pessoas.
Dalai Lama
            Com um tom mais enfático, um dos principais veículos de comunicação chinês, o Global Time publicou em seu site que se fosse do desejo das autoridades chinesas a morte de Dalai Lama, ele já o teria sido eliminado antes. Já o diário britânico Sunday Telegraph publicou em seu site oficial um vídeo com a denúncia de Dalai Lama, que afirma que autoridades de Pequim teriam treinado agentes femininas para colocar veneno nos cabelos e nas roupas para quando o religioso as tocasse para dar a benção, entrasse em contato com o veneno.
            Portanto temos que as publicações em sites ingleses e o encontro do Primeiro-ministro britânico, David Cameron, com Dalai Lama fez com que a China expressasse forte insatisfação com os ingleses. A questão política que existente entre a China e o Tibet se estende por mais de 50 anos, marcados por protestos e forte repressão do sistema chinês, que através da censura e opressão mantem o controle sobre o território.

Fonte: O Globo
Feito por: Breno Augusto Alves
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.