sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BC do Japão surpreende e afrouxa mais política monetária
EQUIPE NUCSI15:06 0 comentários


BC vai aumentar ritmo em que coloca dinheiro novo no mercado. Órgão também vai elevar compras de dívida do governo.

O banco central do Japão afrouxou inesperadamente a política monetária por 5 votos contra 4, devido a preocupações de que a queda no preço do petróleo pesará sobre os preços ao consumidor e atrasará uma mudança da confiança para longe da deflação.

Aumentando, assim, o ritmo ao qual expande a base monetária (coloca dinheiro novo no mercado) para cerca de 80 trilhões de ienes (US$ 726 bilhões) por ano. Anteriormente, o banco central japonês tinha como meta um aumento anual de 60 trilhões a 70 trilhões de ienes. Além de elevar as compras de dívida do governo em cerca de 30 trilhões de ienes, e também ampliou a duração média do prazo em que detém a dívida do governo para cerca de 10 anos.

A questão seria, essa mudança irá funcionar? O Japão possui um problema estrutal de excesso de poupança no setor privado. As empresas tem acumulado muito dinheiro. A desvalorização da taxa de câmbio real pode aumentar a capacidade do Japão exportar o excesso de poupança. Ele precisa de uma reforma que reduza o excesso de poupança empresarial e aumente o potencial de crescimento econômico. 

O Banco Central Japonês insiste em dizer que a economia está se recuprando aos poucos. Entretanto, em abril, após o aumento do imposto sobre o consumo no Japão e a "substancial queda dos preços do petróleo" causaram uma pressão negativa sobre o índice de preços ao consumidor (IPC). O que causou um enfraquecimento da demanda.

O Japão possui um dos maiores PIBs do mundo e neste ano houve um grande decaimento sobre sua economia, recentemente publicaram a previsão que seu crescimento fiscal seria de 0,5% até março de 2015. Nesta situação o Banco Central Japonês, está tentando, com a ajuda do programa de compra de títulos da dívida pública e de ativos financeiros de maior risco, conseguir alcançar um aumento médio de preços em torno de 2% ao ano em 2015.

Fontes: 


Por Thais Silveira e Soraya Hara
Graduandas de Relações Internacionais - RIUCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.