segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As famílias mais ricas do Brasil possuem conexão política?
EQUIPE NUCSI14:00 0 comentários


Exclusivamente a título de curiosidade fiz uma busca para saber quem são as famílias mais ricas do Brasil, após a fala de abertura da candidata a presidência Luciana Genro, no debate da Rede Globo. Sem demonstrar qualquer “apologia” a partidos políticos ou afins e tão pouco faço referência a candidatos a fim de incitar votos. 

Eis o trecho:

... a Rede Globo só mostrou três candidatos que não têm propostas para atacar os interesses das 5.000 famílias mais ricas do Brasil, entre as quais a família que é dona da Rede Globo.” – Luciana Genro – Debate presidencial, REDE GLOBO.

Em maio deste ano, a revista americana Forbes divulgou uma lista com as 15 famílias mais ricas do Brasil. A soma dessas riquezas equivale a 5% da 7ª maior economia do mundo.

A lista tem participação da Mídia em primeiro lugar, o Setor Bancário aparece em várias posições destes 15 e o terceiro lugar fica com a indústria da família Votorantim.

Para comparar, pesquisei também se na maior economia do mundo, as famílias mais ricas eram detentoras do Setor Bancário e da Mídia. A Mídia só vai aparecer nas 6ª e 7ª posições, de uma lista de 10. O Setor Bancário não entrou nesta lista e as demais posições ficam com indústrias e negócios, sendo a família mais rica a dona do Walmart.

Por mais uma curiosidade quis conhecer os mais ricos de uma das sociedades mais satisfeitas do mundo, os dinamarqueses. A lista é encabeçada pelo dono da empresa LEGO, sim a de brinquedos, seguido por JYSK (vende TUDO para o lar, segundo o próprio site) e para concluir os 3, o dono da loja de roupas Bestseller.

Pode-se pensar em grupos de interesses como sugerido pela candidata? O fato da economia do Brasil ter participação e benefício por aqueles que são detentores dos canais de comunicação e dos Bancos influenciam em alguma tomada de decisão política? Enfim, prefiro que façam suas próprias reflexões e questões. 

Abaixo um quadro com os citados no texto.

BRASIL
EUA
DINAMARCA
Marinho/ Mídia
Walton/ Varejo
Kristiansen / Brinquedo
Safra/ Banco
Koch/ Diversos

Larsen / móveis

Ermírio de Moraes/ Industria
Mars/ Doces

Povlsen / Roupas



REFERÊNCIAS:
Citação da candidata Genro tirada da entrevista televisionada pela REDE GLOBO.

Por Caio César Andrade Ferreira
Graduando de Relações Internacionais - RIUCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.