terça-feira, 2 de abril de 2013

A Noruega e a União Europeia
EQUIPE NUCSI23:35 0 comentários


 
        “Porque é que a Noruega não faz parte da União Europeia?” Resposta de Rune Bjåstad, Ministro Conselheiro da Cultura e Comunicação na embaixada real da Noruega em Paris: “A razão é muito simples: o povo norueguês recusou por duas vezes em referendo, de cada vez o não ganhou com uma pequena margem”.
      “Os argumentos para o não eram que a entrada na União Europeia seria uma ameaça à soberania da Noruega e que as indústrias da pesca e agricultura iriam ser afetadas. A adesão acabaria por se traduzir por um aumento da centralização e por condições menos favoráveis para a igualdade e o estado-providência”.
      “A pesca é muito importante para a economia da Noruega, em particular para as regiões costeiras. É a segunda indústria do país, depois da indústria petrolífera”.

      “No entanto, é preciso acrescentar que no plano económico a Noruega já faz parte do mercado interno europeu. Por isso, a questão da integração na UE pode ser um pouco enganadora. De facto, a Noruega está muito integrada na União Europeia, mesmo não sendo estado-membro”.
      “Ao nível económico, somos iguais a outros estados-membros graças ao Acordo sobre o Espaço Económico Europeu. Desde 1994 que a Noruega participa de pleno direito no mercado interno. Por exemplo, participamos em vários programas da União Europeia como o programa de investigação e o programa Erasmus que também abrange estudantes noruegueses. Nós contribuimos financeiramente para tudo isso”.
      “A economia norueguesa é forte e o desemprego é baixo por isso os noruegueses não vêm argumentos económicos a favor da adesão à União Europeia”.
Fonte: Euronews

Jhonatan Ferreira – aluno do 1º Semestre de Relações Internacionais/RI-UCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.