segunda-feira, 8 de abril de 2013

Organização Mundial do Trabalho Afirma que Brasil é Exemplo para o Mundo
EQUIPE NUCSI20:40 0 comentários



            A nova lei que englobam os direitos das domésticas, conhecida como PEC, passa a valer a partir dessa quarta-feira (10), data da publicação da nova legislação no Diário Oficial da União. Passam a valer a jornada de trabalho de 44 horas semanais, com limite de oito horas diárias, e o pagamento de hora extra. Questões como seguro-desemprego, o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o adicional noturno ainda dependem de normatização. Segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a nova lei brasileira está totalmente alinhada com a Convenção da organização, cujo objetivo é baseado na ideia de um tratamento igual para os trabalhadores domésticos. Porém, críticos da PEC das domésticas afirmam que a nova lei poderá gerar inúmeras demissões e aumentar a informalidade no setor, em razão do aumento dos encargos trabalhistas, além das dificuldades de fiscalização.

      
      O Brasil é um dos países que possuem as legislações consideradas uma das mais avançadas nessa área, ficando atrás apenas de alguns países como a África do Sul. Assim como afirma a OIT, ele é um exemplo para os outros países. Mas mesmo com todos os avanços e direitos das domésticas protegidos por lei, o país deve também criar serviços de inspeção do trabalho para realizarem operações de fiscalização em bairros e informarem empregadores que eles podem ser controlados e solicitarem documentos para comprovar que os empregados domésticos estão registrados, pois em cidades mais pobres esse tipo de profissão ainda é remunerado de forma defasada. O monitoramento é necessário para controlar e verificar a aplicabilidade da lei.

Fonte: BBC



Thaís Aguiar, aluna do 4º semestre de RI-UCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.