segunda-feira, 18 de março de 2013

Disputa diplomática à italiana
EQUIPE NUCSI17:19 0 comentários



    Em fevereiro de 2012, os marinheiros Massimilan Latorre e Salvatore Ginore foram acusados de matar dois pescadores indianos na cidade de Kerala enquanto escoltavam o petroleiro MV Enrica Lexie, aqueles alegam que o pesqueiro agia agressivamente e por isso o tomaram por piratas. Eles forma presos e aguardavam julgamento quando em dezembro a suprema corte indiana autorizou que retornassem à Itália para passar o natal com a família e participar das eleições. O gesto de boa fé, porém, não foi correspondido pela Itália a qual declarou que os marinheiros não serão devolvidos à Índia para julgamento.



    A Itália afirma que o incidente ocorreu em águas internacionais e, portanto, a Índia não tem jurisdição. Em sua defesa a Índia diz ter primazia jurídica uma vez que tanto o pesqueiro quanto seus tripulantes eram indianos. 

    Como primeira consequência do gesto italiano - considerado humilhante e inaceitável pelo primeiro ministro indiano Manmohan Singh - o embaixador Daniele Mancini da Itália está proibido de deixar o solo índico sem a devida autorização. Este havia assegurado pessoalmente o retorno dos réus, uma decisão duvidosa que complicou ainda mais a situação.

    Em jogo não esta somente a situação diplomática ítalo-indiana, mas também o governo de Singh que esta sendo questionado tanto pela oposição quanto pelo povo indiano por autorizar o retorno de Latorre e Grirone, gesto considerado de extrema ingenuidade.


 Fontes: temi.repubblica.it, www.bbc.co.uk

Victor Milhomem, aluno do 1º semestre de Relações Internacionais/Ri-UCB.

In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.