quarta-feira, 20 de março de 2013

França e Grã-Bretanha a favor do embargo das armas na Síria
EQUIPE NUCSI15:02 0 comentários



      Entenda como tudo começou: as manifestações contra o governo começaram na cidade de Deraa, no sul da Síria, em março de 2011, quando um grupo de pessoas se uniu para pedir a libertação de 14 estudantes de uma escola local. Os alunos haviam sido presos e supostamente torturados por terem escrito no mural do colégio o conhecido slogan dos levantes revolucionários na Tunísia e no Egito: "As pessoas querem a queda do regime".

        O protesto reivindicava maior liberdade e democracia na Síria, mas não a renúncia do presidente Bashar al-Assad. A manifestação, pacífica, foi brutalmente interrompida pelas forças do governo, que abriram fogo contra os opositores, matando quatro pessoas. No dia seguinte, em meio ao funeral das vítimas, o governo sírio fez uma nova investida contra os moradores de Deraa, causando a morte de mais uma pessoa. A reação desproporcional do governo acabou por impulsionar o protesto para além das fronteiras de Deraa. Cidades como Baniyas, Homs e Hama, além dos subúrbios de Damasco, juntaram-se a partir desse episódio aos protestos contra o regime.


        O braço militar da Coalizão Nacional Síria deve receber armas, já que, caso contrário, a Al-Qaeda acabará se impondo, declarou neste domingo o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, à rede pública de televisão France 3 'É a coalizão nacional síria, dirigida por Ahmed Moaz al-Khatib, (...) reconhecida por uma centena de países, a responsável por garantir que na Síria de amanhã todas as comunidades sejam respeitadas. E é o braço militar desta coalizão que deve receber armas, caso sejam entregues armas', disse o ministro.

        'Bashar al-Assad (o presidente sírio) não quer ir embora. Se as coisas continuarem assim, não apenas haverá mais mortos, mas serão os mais extremistas, ou seja, a Al-Qaeda, os que acabarão se impondo', acrescentou.

        A França se pronunciou nesta semana, assim como a Grã-Bretanha, a favor de levantar o embargo europeu sobre as armas para a oposição síria e pediu aos 27 países da União Europeia que tomem rapidamente uma decisão neste sentido.

Letícia Lellis – aluna do 1º Semestre de Relações Internacionais/Ri-UCB. 

In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.