domingo, 17 de março de 2013

The Falkland Islands
EQUIPE NUCSI16:01 0 comentários

Para se entender o que está ocorrendo hoje à cerca das Ilhas Malvinas (Arg) ou Falkland Islands (UK), deve-se rever o passado desse mesmo embate. 

Em resumo rápido, no ano de 1982, a Argentina passava sob um periodo de ditadura militar, comandada pelo então General da época, O Leopoldo Galtieri, seu governo estava sobre a pressão popular, e sobre tal maneira, o General, optou por uma medida, extrema, a conquista de fato das ilhas, e utilizando desse "Patriotismo" querendo sua ascenção. Em março, do mesmo ano, se deu o ìnicio a investida, sob o nome de Operação Rosário, o alto escalão argentino, tentou, por meio diplomático, e com a suposição de uma ajuda dos Estados Unidos, conseguir a tutela sobre as ilhas, porém, acabou sendo uma tentativa frustrada. Como o outro jeito era sob uma investida armada para dominação, em abril, se deu o ínicio ao combate nas ilhas. Em primeiro momento, após a invasão, a então primeira ministra britânica, Margaret Thatcher, decidiu defender a soberania, mandando assim seu contingente militar às ilhas. Não demorou muito e em junho do mesmo ano seu deu a vitoria dos Britânicos sobre os Argentinos, e assim continuou sua soberania nas Falkland Islands, como um resultado já previsível. Após esse impasse, se deu a queda da Ditadura do General, e no lado britânico, ouve a reeleição da Primeira Ministra Margaret Thatcher. 

Entendido seu contexto histórico, hoje, novamente, se dotando do patriotismo, se reinvidica a sua tutela, onde a então presidente argentina, Cristina Kirchner faz pressão e questão de lutar por esse domínio. Porém essa semana, houve um referendo nas Ilhas, para que os cidadãos votassem em qual país seria seu detentor. E como esperado a Grã-Bretanha acabou saindo vitorioso. Porém há a queixa perante o lado argentino, dizendo que não foi válido. Porém, uma das coisas das quais se debate hoje, não é a nacionalidade ou moeda, etc. e sim o território. Mas querendo ou não, hoje sobre esse referendo, o povo escolheu sua soberania, colocando sobre suas leis e regalias, o Reino Unido. O que se pode esperar, é o que irá se fazer disso agora, creio eu, que novamente uma guerra sobre as ilhas está descartada, e o meio que pode se conseguir seria mediante a diplomacia, referindo-se a UN. 

Ulysses Martins, aluno do 4° semestre de Relações Internacionais/Ri-UCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.