segunda-feira, 11 de março de 2013

Itália: políticos de mais, governantes de menos.
EQUIPE NUCSI20:09 0 comentários

E meio ao caos advindo com a crise econômica européia, diante da pressão de uma austeridade econômica, imposta principalmente pela Alemanha, e as recentes eleições legislativas, a Itália vive um impasse político não menos que curioso. 

Depois das eleições que ocorreram em fevereiro de 2013 a coalizão centro-esquerda "Itália. Bem comum.", encabeçada pelo Partido Democrático (PD) de Pier Luigi Bersani, conquistou a maioria na Câmera dos Deputados, mas o Senado continua bem dividido. O sistema bicameral italiano estabelece a necessidade do apoio das duas casas para um a formação de um governo executivo. Por esse motivo sozinho Bersani reintegrou junto à imprensa sua vontade de compactuar com o partido de centro-direita, o Povo da Liberdade (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, cujo objetivo é o de consolidar um governo estável. 

Neste contexto, o MoVimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, ganha o amor da população e após o pleito, encontra-se com um terço de apoio no Senado italiano. Por conseguinte, Grillo tem recebido algumas propostas de coalizão, principalmente da centro-esquerda de Bersani, mas o político estrela aparentemente não pretende traçar alianças, uma vez que nutre críticas aos dois maiores partidos e também a Mario Monti, o atual primeiro ministro. 

Sendo o PD e o PDL partidos de ideologias contrarias – uma coalizão seria um tanto quanto inusitada –, resta ao 5 Estrelas decidir por uma aliança política, o que tornaria possível a determinação de um novo primeiro-ministro, ou esperar que novas eleições se apresentem como uma luz no fim do túnel.

Fontes: g1.com

Victor Milhomem, aluno do 1º semestre de Relações Internacionais/Ri - UCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.