A Igreja Católica Romana na Holanda, pediu desculpas publicamente após série de denuncias de mulheres que afirmavam terem sido abusadas quando crianças. Após pesquisa e confirmação dos casos de mulheres que foram abusadas por religiosos católicos em instituições tais como orfanatos, a Igreja pediu “sinceras desculpas”, sobre o abuso a crianças de sexo masculino a Igreja se absteve, apesar do numero de denuncias registradas ter sido maior. Os bispos e superiores afirmaram que procurarão fazer justiça e prestar apoio as vítimas, procurando a devida punição não somente aos membros do clero, como tambem aos que eram coniventes.
Tal atitude mostra que a Igreja Católica vem buscando meios de se reaproximar de seus fiéis, seja reconhecendo seus erros e desta forma buscando se redimir perante a sociedade e mostrando assim que ela quer mudar e que está fazendo a mudança acontecer. A Igreja vem
passando por um processo de mudanças e voltar a ser vista com bons olhos pela massa, é
essencial para conquista de novos fiéis.
Thais Lima, aluna do 1º semestre de Relações Internacionais/ Ri-UCB
Com a revolução técnico científica a religião passou a ser posta de lado pois ao longo dos séculos sua doutrina se mostrou rígida, e através de vários papas ela se mostrou - em especial na idade média - uma ditadura. Então, através dos séculos de experiência, não seria correto inferir que a religião deve perder fôlego nos próximos anos e que se desculpar publicamente não vai amenizar tudo que aconteceu, mas apenas dar àqueles que vão contra a doutrina mais fôlego e motivos para atacar a igreja?
ResponderExcluirHonestamente isso depende dos olhos de quem vê. Para fanáticos religiosos essas desculpas publicamente mostram o quanto a Igreja é certa e reconhece seus erros, para pessoas que descreem em um Deus, desculpas publicas a um acontecimento que é contra os princípios religiosos que eles pregam, só mostram o quanto a Igreja, como instituição está fadada a um fracasso.
ResponderExcluir