terça-feira, 12 de março de 2013

Noruega expulsa líderes da ETA perante a ausência de avanços no desarmamento
EQUIPE NUCSI21:25 0 comentários


O Governo norueguês cancelou a proteção diplomática e a autorização de residência que tinha concedido, no final de 2011, a três dirigentes da organização terrorista basca ETA, incluindo o seu líder Josu Ternera.
Oslo denuncia assim o facto de um ano e meio após o anúncio de uma “cessação definitiva” da violência, a ETA ainda não ter começado o desarmamento.
Os três dirigentes da ETA já terão deixado a Noruega e ido para França, voltando assim à clandestinidade.

Comentário:

A Eskadi Ta Askatasuna, mais conhecida pela sigla ETA é um grupo terrorista que luta pela independência do povo Basco que vivem na Espanha e na França.
Surgiu durante o governo do ditador espanhol Francisco Franco que os reprimiam, em que o povo Basco era proibido de profetizar sua própria cultura e valores, diante destas opressões surge o ETA que a princípio queria difundir os valores culturais Bascos, contudo, o ETA segui á ação política e terrorismo.
A Noruega foi o país que deu proteção a alguns integrantes da ETA, porém pelo grupo não ter comprido sua promessa de cessação da violência, o país decidiu cancelar a proteção diplomática que o tinha concebido.

Fonte: Jornal  El Correo.
Jhonatan Ferreira, aluno do 1º semestre de Relações Internacionais/Ri-UCB
In Category :
About The Author Ali Bajwa Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore. Magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Facebook and Twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a seu comentário.